sexta-feira, 12 de setembro de 2008

UM TREM CHAMADO BLACKFOOT.



Blackfoot, E O Seu Trem Sonoro.



O Blackfoot foi formado inicialmente como um quarteto composto por Rickey Medlocke, vocal e guitarra, neto de Shorty Medlock músico de bluegrass, Jackson “Thunder Foot” Spires, bateria, Gregory T. Walker, baixo e vocal, e Charlie Hargrett, leader guitar.

Rickey Medlock já havia sido baterista do Lynyrd Skynyrd, chegando a gravar algumas faixas, encontradas nos disco “Skynyrd’s First and Last”, e o 1º single “Shade Tree”, mas passou para a guitarra montando o seu próprio grupo com o sugestivo nome Blackfoot, cujo nome se origina de uma tribo nativa americana, parte de uma herança de Medlocke. Com um som um pouco mais duro do que o Lynyrd e o Allman e adotando um visual American Indian, lançam em 75 No Reservations pela Island Records, selo onde a maioria dos “swampers” residia, seguido pelo seu sucessor “Flyin’ High” de 1976, depois passaram para a Epic numa época em que as gravadoras estavam atrás dos southern rockers, em parte pelo sucesso obtido pelas bandas, Allman Brothers e posteriormente o próprio Lynyrd.

Mas foi pelo selo Atco que o Blackfoot estourou, já apresentando uma sonoridade mais “hard” que os seus colegas, o Blackfoot capitaneado pelo carismático e showman Medlocke, lança o seu maior sucesso, o disco Strikes ou o disco da cobra, como era conhecido e que continha duas das mais importantes musicas do universo southern rock, Train Train de autoria do avô de Rickey Medlocke, Shorty Medlocke e a balada “freebirdiana” Higway Song.

O Blackfoot continuou na Atco por vários anos lançando mais dois bons discos numa espécie de trilogia apelidada de “Animal Trilogy”, por conta das capas dos discos que tinham animais selvagens estampados na “tampa” dos discos, Tomcattin’ com uma pantera negra na capa, depois Marauder, que dessa vez contava com uma águia. Porém o som também vinha mudando com os anos para uma roupagem mais hard rock.

Os anos 80 foram danosos para as bandas southern com o surgimento da MTV, onde o visual orientava o som da banda e muitas das bandas que tocavam apenas pela música se viram em maus lençóis, o Blackfoot adotou uma postura mais agressiva no som e um visual ainda mais forte quase uma espécie de “outlaw rockers” e permaneceu ainda em atividade lançando em 82 um disco ao vivo "Highway Song Live", em 83 o disco “Siogo” e em 84 “Vertical Smiles” com um capa pra lá de picante, e assumindo um som mais hard rock.

No meio dos anos 80, o grupo contratou o ex tecladista do Uriah Heep, Ken Hensley para trazer um novo lado para o seu som. A sorte do grupo diminuiu em meio à popularização da MTV e a importância no crescimento da promoção de vídeos de Rock, e também com as influências sonoras que vinham da Europa e Austrália, nunca mais se recuperando apesar dos esforços para se adaptar aos seus sons e imagens. Hensley foi substituído perto do fim da banda e o Blackfoot se separou em 1984, antes de gravar o novo álbum.

Em 1987 Medlocke lança o disco “Ricke Medlocke and Blackfoot” em 1990 Medlocke reviveu o nome com um novo grupo lançando e lança “Medicine Man” em 91, e depois de três anos tenta uma nova investida com a coletânea “Rattlesnake Rock’n’Roll The Best of Blackfoot” preparando os fans para também em 94 lançar “After The Reign”.

http://www.blackfootrocks.com/



Fabio Terra - Guiatrrista - O Bando Do Velho Jack

Nenhum comentário:

Seguidores