sábado, 23 de agosto de 2008

IDLWILD SOUTH - 1970

The Allman Brothers Band – Idlewild South – 1970

A coisa começou a ficar interessante a partir do 2º disco do Allman Brothers, e como. Depois do disco de estréia ter vendido, no seu lançamento apenas! 50 mil cópias, a moçada de Jacksonville agora sediada em Macon, começava a esquentar as turbinas.

Depois de uma tour bem sucedida do seu 1º álbum, arrebanhando fans e prestigio crítico, que fez com as vendas do homônimo álbum de estréia subissem, o Allman Brothers Band lança Idlewild South com um grande reforço, o produtor Tom Dowd, responsável por bandas como Cream, Doobie Brothers e mais tarde Van Halen.

Tecnicamente esse disco é soberbo, sim soberbo, abrindo com a alto astral ‘Revival” com as twin guitars já mostrando o que seria ouvir o disco e como estava sendo arquitetado o Southern Rock. “Don’t Keep Me Wonderin’” a segunda música trás um slide “safado” ou porque não “sacana” de Duane numa jogada genial entre a voz e a respiração, em “Midnight Rider” o free spirit da banda toma conta da atmosfera de qualquer lugar do planeta, mas é com a épica instrumental de Dickey Betts a “In Memory Of Elizabeth Reed” que a coisa toma ares de insanidade musical, tempos, improvisos, temas duetados no melhor estilo Allman e uma harmonia pra lá de não convencional beirando a estranheza pscológica, mostra o que os cogumelos, símbolo esse ,inclusive, que faz parte do logo da banda, fez com o a cabeça da moçada, huuu!! man.

“Hoochie Coochie Man” mais um tributo ao blues americano, Muddy Waters, deve ter ficado orgulhoso. Um dado interessante sobre essa gravação, o vocal dessa faixa é de Duane cantando a lá Johnny Winter,e não de Gregg como muitos pensam “Please Call Home” prefiro não comentar,escutem, “Leave My Blues At Home” finaliza um disco mais maduro que o anterior com todos os elementos que sedimentaram de vez o rótulo Southern Rock que aliás Dickey Betts sempre admitiu se sentir desconfortável com esses rótulos, mas a influência do Allman foi tão forte para a molecada, que todos que beberam na fonte acabaram por criar essa cena, assim como outros garotos de Jacksonville com uma banda de estranho nome, Lynyrd Skynyrd, apareceram na cola dos seus ídolos. Inclusive o grande sucesso do Lynyrd “Free Bird” foi feita em um sincera homenagem á Duane após a sua morte, mas isso é uma outra estória.

Nenhum comentário:

Seguidores